quinta-feira, 2 de agosto de 2018

Pedagogia da autonomia

  Cap. 2: Ensinar não é transferir conhecimento


     2.6 -Ensinar exige apreensão da realidade


Segundo paulo freire o aprendizado verdadeiramente pleno implica na habilidade de aprender substantivamente a realidade. O papel da educação na perspectiva freiriana é contribuir para que o aluno se torne cada vez mais autonômo no seu processo de aprendizagem.
  Toda pratica educativa implica na existência de sujeitos, objetos e contéudos a serem ensinados e aprendidos, envolvem também uso de conjunto métodos, técnicas e materiais necessários ao ensino.A educação implica também em um objetivo que frequentemente é negligenciado, onde surgem algumas perguntas sobre o objetivo da educação em que muitos professores não sabem responder. você aprende isso pra que? pra fazer o que com o que você aprendeu?.
A memorização por si só não é aprendizado, o sentido da educação não é fazer que o aluno decorem o mundo e sim se adaptem ,mas que se tornem capazes de recriar, intervir e transformar o conhecimento e o mundo a partir do que eles aprendem. Aprender é muito mais do que repetir a lição. 
Aprender criativamente participando da construção do conhecimento é que protege o estudante de um mau aprendizado daquele em que abaixou a cabeça e aceitou ou foi induzido na submissão passiva ao autoritarismo do professor.
aqui esta um pequeno resumo do capitulo 2.6 do livro pedagogia da autonomia de paulo freire dividido em parte para todos os alunos do cuni Ibicaraí.





Atividade e apresentação de slides do componente universidade e sociedade no dia 31/07/2018.  

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